Página Inicial » Fotos » Povo indígena Tupari participa de Mostra Cultural no Campus Ariquemes

Povo indígena Tupari participa de Mostra Cultural no Campus Ariquemes

dsc_0056

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) afirmando uma de suas missões – que é promover a cidadania – realiza nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/6) a I Mostra Cultural em que os convidados são 40 pessoas do povo indígena Tupari. Nestes dois dias, o Campus Ariquemes estará integrado em atividades com os tupari.

“Vamos aprender com ele”, afirma o professor Tarcísio Lisboa, coordenador da Mostra. Ele destaca que quatro indígenas se formaram no Instituto no Curso Técnico em Agropecuária e que atualmente há um aluno tupari cursando Agropecuária. “Queremos manter o vínculo com os tupari, trazer mais alunos indígenas para o campus”, diz.

Na programação da I Mostra Cultural do Campus Ariquemes, há gincanas, torneios esportivos e atividades culturais. Na tarde da quarta-feira, será ministrada a palestra ‘O povo indígena Tupari’ pelo professor Isaias Tupari. No encerramento da Mostra, na noite de quinta-feira, os indígenas apresentarão suas danças e músicas.

A aldeia dos tupari fica na Terra Indígena Rio Branco, localizada no município de Alta Floresta do Oeste a 380 quilômetros de Ariquemes. Eles falam a Língua Portuguesa e a Língua Tupari, que é do tronco Tupi.

dsc_0031 dsc_0064 dsc_0108 dsc_0120

« « Comissão Eleitoral Geral chama egressos do IFRO para votarem   IFRO REALIZA ELEIÇÃO PARA COMPOSIÇÃO DO CONSUP » »