Página Principal » Menu Institucional » Conheça os Câmpus » Câmpus Cacoal

Câmpus Cacoal

O Câmpus Cacoal surgiu da concepção de que o município — em vista de sua posição estratégica no eixo da BR 364 (uma das principais vias do desenvolvimento local) e das necessidades de sua comunidade quanto à formação profissional técnica — necessitava de uma instituição educacional que oferecesse cursos de tecnologia, licenciatura e outros, previstos para os Institutos Federais, em especial o de Rondônia.

A migração pendular de jovens e adultos para outros municípios, em busca da formação profissional no campo da educação, ciência e tecnologia, veio sendo forçada não por opção estratégica, mas por necessidade espontânea ou de interesse da população.

A instalação do Câmpus viabilizou-se pela doação da Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Auta Raupp ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. A doação foi efetivada pela Lei Municipal n.º 2.449/PMC/09, de 21 de maio de 2009, e abrange toda a área de ocupação da Escola Auta Raupp, composta por um lote de 50 hectares.

A Escola Auta Raupp foi inaugurada em 1997 e passou a oferecer as séries finais do Ensino Fundamental (5.ª a 8.ª). A partir do convênio assinado entre o IFRO e a Prefeitura Municipal de Cacoal em 2009, a Escola Auta Raupp passou a funcionar em fase de progressiva extinção, com prazo para o segundo semestre de 2014. Concomitantemente, vai se estruturando o Núcleo Avançado de Cacoal.

Essa extensão do Câmpus Ji-Paraná foi fundamental para atender à demanda de interesses e necessidades de Cacoal e ao mesmo tempo viabilizar a expansão do Instituto Federal de Rondônia. Em 1.º de fevereiro de 2010, o Núcleo foi transformado em Câmpus Avançado, sendo uma extensão do Câmpus Ji-Paraná e com a previsão de oferta do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. A primeira audiência pública foi em 28 de setembro, para apresentação do Instituto e dos resultados de uma pesquisa de atividades econômicas regionais, que embasam parcialmente a produção dos projetos pedagógicos de cursos.

A partir de 2012, o Câmpus Avançado tornou-se Câmpus Cacoal.

« « Câmpus Ji-Paraná   Contatos » »