Página Principal » MODALIDADES DE ENSINO » Graduação

Graduação

O Instituto Federal de Rondônia atualmente oferece três tipos de graduação:

Licenciatura – São graduações que se destinam à formação de professores. Para ingressar, é preciso que o interessado tenha concluído pelo menos curso de nível médio (Ensino Médio comum ou Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio). O campo de ação dos professores é sempre muito amplo, conferindo para as licenciaturas excelentes oportunidades para uma profissionalização segura e participação rápida no mundo do trabalho. Além disso, as licenciaturas, em alguns casos, garantem competências para atuar não apenas na educação, mas também em campos técnicos, como é o caso de Química e Biologia. Os professores dessas áreas podem atuar ainda como Químico e Biólogo, respectivamente.

Cursos Superiores de Tecnologia – Abrangem campos de formação específicos de grandes áreas que requerem intervenção tecnológica, no sentido de promover uma profissionalização de nível superior num tempo mais curto (em torno de dois anos e meio a cinco anos). Os profissionais formados recebem o título de tecnólogo. No IFRO, são oferecidos os Cursos Superiores de Tecnologia em Laticínios (da grande área Produção Alimentícia) e de Gestão Ambiental (da grande área Ambiente e Saúde).

Cursos de Engenharia – São bacharelados que contemplam grandes áreas e consistem em formar profissionais capazes de criar, transformar e aperfeiçoar produtos utilitários, a partir de matérias-primas existentes. Surgem assim as engenharias civil, agronômica, de informática e diversas outras, para suprir os campos da educação, ciência e tecnologia. São cursos de duração maior do que os superiores de tecnologia, envolvendo entre quatro a oito anos ou mais.

Conheça melhor cada uma das áreas ofertadas.

« « Cursos   Licenciatura em Química » »