Página Principal » Menu Institucional » Conheça os Câmpus

Conheça os Câmpus

O Estado de Rondônia encontra-se em um momento marcante de sua história. Muitas transformações vêm ocorrendo devido a sua inclusão no Plano de Aceleração do Crescimento, implementado a partir de 2007 pelo Governo Federal.  A inserção na “rota” do PAC traz inúmeros desafios para os governantes e habitantes do Estado. Por um lado, um investimento considerável na construção das usinas hidrelétricas do Madeira (Jirau e Santo Antônio) dinamiza a economia local, por outro lado a falta de infraestrutura básica para receber os milhares de migrantes que afluem novamente à região traz preocupações à administração pública, às ONGs e outras instituições locais.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia instala-se no Estado para atender aos desafios colocados por este contexto. O propósito da instituição é atender às demandas desse momento de transição socioeconômica e proporcionar à sociedade rondoniense formação educacional compatível com a realidade atual.

A localização dos câmpus nas cidades polo (conforme mapa abaixo) vem ao encontro das expectativas destes municípios e das regiões do entorno.

Nesse sentido, percebe-se que cada campus abrange uma área de influência que extrapola os limites de onde está instalado. Torna-se, portanto, uma grande responsabilidade para o Instituto Federal de Rondônia proporcionar uma formação que garanta a empregabilidade de seus egressos no contexto sócio, econômico e ambiental da região. Outrossim, esta instituição ocupa uma lacuna no que se refere à educação científica, tecnológica e profissional no Estado de Rondônia.

rondonia

Região de influência dos campi do Instituto Federal

« « Pró-Reitorias   Edital 014_2008 » »